sexta-feira, 25 de maio de 2012

burla vírus pc

Bem, já consegui passar as fotos para o PC, daí agora ir colocá-la. Será sobre a burla que falei anteriormente. Aqui vai.



Como podem constatar, temos aqui uma verdadeira obra de artista(s)!

Cuidado, para não se deixarem enganar!
Boas voltas, Senhores(as) internautas.


3 comentários:

  1. Há cada vez mais esquemas maliciosos, tanto na Internet como em ofertas de emprego por aí. É aproveitar o desespero das pessoas, especialmente nestes tempos tão graves /:
    Aqui vão alguns dos esquemas, mas há mais, muitos mais x.x )

    Há uma muito perigosa para pessoas desempregadas, a de "dobrar circulares", em que ao solicitar mais informações, dizem ser um 'trabalho' muito fácil e lucrativo, com pouquinhas horas por dia / semana; a seguir, pedem uma quantia (geralmente 25€) antes de ser enviado o "material de trabalho" - que consiste apenas num aglomerado patético e inútil de fotocópias cuja mensagem principal é: 'vá a bibliotecas, compre livros e pesquise sobre um tema, e quando tiver apontamentos suficientes, escreva um livro' o.o Claro que quem burla não irá devolver o dinheiro e a única forma de o recuperar seria a de tentar enganar outra pessoa - tornando-se o burlado em burlador - ou decidir não o fazer, sacrificar a tal quantia, aprender a lição, mas sem perder a própria integridade.

    Mas há mais: raparigas ou rapazes, desconhecidos, que enviam e-mails pessoais a dizer "vi a tua foto em tal sítio, gostava de te conhecer. sou uma pessoa assim assim assim, gosto disto e daquilo, vivo em tal sítio e gostava de falar" também é uma burla muito comum que anda a infestar caixas de correio electrónico. Claro que a pessoa está-se nas tintas para quem és, mas vai-te enrolando até que queres conhecer e ajudar. Tornas-te amigo/a de alguém com má intenção, que promete ir ao teu país (geralmente são pessoas do estrangeiro, escrito em inglês), mas que vai adiando e que entretanto vai contando uma história de como tem muitos problemas (mas quer mesmo ir visitar-te!) e não tem... dinheiro. Quem tem bom coração, geralmente vai enviando, até que a pessoa desaparece sem deixar rasto. Esta é muito má, aproveita-se vergonhosamente da confiança e da ingenuidade, não se fica por um estranho a pedir dinheiro ou dados mas um (suposto) “amigo/a”.

    Há ainda o de "ganhaste uma lotaria [qualquer], parabéns, és o nº tal e foste premiado! OuO Dá-nos os teus dados / regista-te em tal site/ etc." - mas aqui pensas: como, se nem sequer participei...? A resposta: “ah, é um sorteio aleatório” é muito comum. NÃO se dá nada neste mundo desta maneira. Raspadinhas, totolotos, euromilhões e brindes das batatas fritas são verídicos (e repare-se, também pedem um pagamento em dinheiro, mas neste caso há mesmo um prémio e as pessoas são burladas de uma forma legal, mas já sabiam a que se propunham e há sempre aquela ínfima, infinita, esperança) mas tudo o que tiver um ar obscuro, mais vale nem arriscar. Se não participou / participaste, não te inscrevas, até porque de certeza que lhe / te irão enviar e-mails de treta (os chatos e não solicitados spam).

    / fim da 1ª parte, que só tenho direito a 4.000 e tal caracteres O.o

    ResponderEliminar
  2. Mais duas, que de vez em quando recebo:

    “Houve um acidente horrível em tal sítio e não foram deixados descendentes / não houve sobreviventes. O teu nome apareceu, receberás [uma boa parte], mas só se nos facultares certos dados pessoais (como nome, morada, cartão... muito bom para roubar identidades, este esquema, porque por vezes nem é pedido o cartão de crédito, o que poderá deixar a pensar: “bem, isto não deve ser para roubar, senão pediriam...”). O e-mail diz ainda que o processo é todo legal, provavelmente dará um nome de banco (Banco Nacional de X Sítio, da Angola, por exemplo), que é tudo fiável e que o coitado do dinheiro não tem para onde ir.

    O outro é qualquer coisa como: “Faça lucro com este método simples, é muito fácil, siga as nossas instruções e em um mês receberá um ordenado razoável (em que não precisará de trabalhar ou caso queira um rendimento extra); o processo é através de visitas aos links de um site que irá construir com a nossa ajuda, veja o vídeo e comece já”.
    (Muito bom, trabalhar a partir de casa, no computador... ) “Só terá de pagar 30 e tal dólares / euros (por vezes, menos, outras vezes, mais). Esta oferta é única e exclusiva para si, só terá acesso a este vídeo por um exclusivo período de tempo.” – depois dão-lhe uns links para vídeos explicativos de aspecto quase profissional, ou com um ar meio manhoso mas até credível. Acredito que haja algum site que até seja verdadeiro (nalguns fóruns, há pessoas que dizem que sim) mas deve ser extremamente raro e só se saberá se se arriscar.

    Isto foi tudo explicado em português, mas geralmente os e-mails recebidos estarão escritos em inglês (excepto o de dobrar circulares, esse é uma praga).

    Os conselhos finais são:
    - está muito difícil alguém dar algo a alguém do nada;

    - especialmente quando é pedido dinheiro antecipado, aí já deixa de fazer sentido

    - porque nenhum trabalho HONESTO irá pedir que sejamos nós a pagar quando, supostamente, é uma *oferta* de emprego.

    / fim da 2ª parte o.o

    ResponderEliminar
  3. No caso de dúvida, uma rápida pesquisa pela net primeiro, à procura de opiniões de pessoas que tenham sido enganadas ou de sites que falem sobre estes esquemas, reduzirá o risco de se ser burlado. Basta escrever na pesquisa qualquer coisa como “esquemas burlas internet” ou o nome do ficheiro [provavelmente, será um vírus, poderá terminar em .exe / estar disfarçado de download de um aplicativo que não pedimos / uma ‘imagem’ – e para quem costuma retirar filmes e música da net, há sempre um risco de trojans - um anti-vírus bom frequentemente actualizado e firewall reduzem o risco] suspeito, link, título da mensagem, tipo de prémio, enfim, ir explorando a informação até verificar se é credível ou não.

    Muitas das mensagens estão escritas de uma forma estranha, onde há erros de concordância, ortografia, etc., parecendo que foram colocadas num mau tradutor (ou talvez a pessoa que te tenta enganar não escreve muito bem ou copiou de outro sítio qualquer), mas também há ligações com muito bom aspecto, por vezes um selo / logótipo de alguma coisa / marca / instituição real, bem escrito. Se for de alguma empresa, como um banco, a polícia, etc., então uma ida física ao local deverá esclarecer quaisquer dúvidas.

    Este link, para não acharem que isto é tudo um esquema x), comprova algumas das fraudes mencionadas: http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-as-fraudes-mais-comuns-na-internet_99198.html

    Aviso do Banco Nacional de Angola: http://www.bna.ao/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idc=139&idsc=173&idl=1&idi=872

    No Ocasião, esquema de alertas O_O : http://blog.ocasiao.pt/tag/burlas/

    Note-se que existe agora uma outra, que apela às pessoas à procura de alugar ou de comprar casa. A pessoa contacta o anunciante, o anunciante pede dinheiro em adiantado (em transferência ou o que quer que seja, não sei), até há umas imagens giras, com bom aspecto, pelo meio, (aparentes) boas condições... E, após o pagamento, o anunciante, que não passa de um burlador, evapora-se, e a caução também.

    http://idademaior.sapo.pt/tempos-livres/mundo-la-fora/burlas-na-internet/

    Burlas de emprego: http://www.net-empregos.info/2012/03/fraudes-burlas-e-esquemas.html (desconfio que já caí numas quantas, depois de ler isto... s: )

    Burlas natalícias, que incluem prémios caros ("Ganhou um iPhone, um carro" ...) http://www.saldopositivo.cgd.pt/proteja-se-das-burlas-natalicias/

    Este é muito bom, está em inglês mas tem uma vasta base de dados adicionada por utilizadores defraudados: http://www.scambook.com/ (ir a http://www.scambook.com/browse)

    Desculpem o testamento, espero que seja de alguma utilidade.

    *

    ResponderEliminar