sábado, 5 de maio de 2012

rolinha

Bem, uma semana já quase é passada. Temos estado a tratar da rola. Temos uma equipa que o tem estado a fazer e não posso de maneira nenhuma menosprezar a boa vontade e dedicação que essas pessoas
teem demontrado por me continuarem a ajudar a tratar da rola.
No dia que a encontrei e falei com a minha mãe, ela demonstrou grande amor e vontade de me ajudar a tratar do animal. As suas palavras foram:"Trá-la que vamos tratar do animalzinho!"
Assim foi. Como não tenho grande experiência com aves, lembrei-me de ligar à minha sobrinha, uma vez que o marido dela quando criança teve mais contato com animais do campo e a Natureza. Prontificaram-se a trazer-me uma gaiola para servir de casa temporária à rola, assim como também alimentação própria dos pombos,pois a mãe do rapaz tem pombos e sabe do que estes animais se alimentam.
A minha sobrinha tem vindo tratar do ferimento da passarinha, limpando-o e desinfetando-o. Quando ela não o faz faço-o eu. Estamos assim a tentar salvar o animal.
Ontem estive a observar melhor a asa da rola e apercebi-me que não tem melhorado muito. Como não quero que ela sofra ao ficar com a asa partida ou deslocada, que a impede de voar. Para mim o vôo de um pássaro é o que o distingue de qualquer outra espécie. è a sua qualidade Divina que ninguém consegue imitar. É a "Pura Liberdade". Daí que decidi que tenho que levá-la a um médico veterinário de animais exóticos. Estive a sondar preços e verifiquei que na minha faculdade também temos esse serviço e que nos sai a um preço mais acessível que na União Zoófila ou de que em qualquer outro Hospital Veterinário em Lisboa. Para terem conhecimento, uma consulta para um pássaro não há todos os dias como para os cães e gatos. Cada Hospital Veterinário tem os seus dias próprios para a marcação dessas consultas, embora seja mais fácil arranjar essas consultas. Já nas Clínicas torna-se mais complicado, porque aí sim, aí têem dias próprios para atenderem esses animais exóticos.
Na minha Faculdade, pertencente ao Grupo Lusófona, o preço da consulta é simbólico e os raios-x que tebham que fazer à asa também se tornam a um preço mais barato que no mercado. Então porque não estou a optar por lá ir e assim resolver o caso e o sofrimento do animal?
Bem, infelizmente, o Doutor está de férias e só volta daqui a alguns dias. não digo isto em tom de crítica, não, porque qualquer pessoa tem direito a férias.
Sendo assim tenho de me inteirar dos preços da concorrência, dado que a vida está cara e os ordenados curtos.
Fiz uma prospeção de mercado.
Assim para terem uma noção uma consulta fora da Faculdade, varia entre os 21,50 € e os 40,00 €. Caso precise de raios-x, variam entre 15,00 € e 36,50 € um. Se for mais do que um raio-x o preço será diferente e geralmente para se ver se o pássaro tem a asa quebrada vai ser necessário fazer mais do que uma exposição radiológica para assim se ver o problema de vários ângulos, pois de um só ângulo Por vezes não será o suficiente.
Comecei a entrar em desespero, mas se fôr necessário vou gastar com ela até onde puder gastar. Já que o "Acaso" me cruzou com esse animal, não quero ficar com remorsos ou peso na consciência de que ficou a sofrer porque não me esforcei o que deveria ter feito.
Entretanto lembrei-me de ver na internet sites de columbofilia. Lembrei-me que quem tem pombos, certamente já se terá deparado com uma situação dessas e através da sua experiência poderia ajudar a "minha rolinha" e que ao estarem a ajudá-la a ela, estariam a ajudar a mim.
Consegui um telefone duma associação columbófila que afinal deve ficar a um quilómetro da minha casa. Telefonei ao senhor e expus o meu caso. Foi muito simpático e disse-me que poderia ir lá amanhã à noite, que é quando lá estaria alguém da Direção e que me poderia aconselhar acerca do problema da minha "Princesa", é este o nome que lhe estou a chamar, pois o seu olhar é tão doce e meigo, próprio de uma real donzela.
Entretanto também alguém me disse que eu iria sofrer um grande desgosto, porque possivelmente teria que entregar a rola ao seu dono. Disseram-me que é uma senhora que mora mais acima da nossa casa, cerca de 200 metros. Que ela tem mais rolas e que por vezes as deixa soltas. Embora essa vizinha esteja para se mudar, lembrei-me que tenho o telefone dela. Vou procurar o seu número de telemóvel e ligar-lhe de manhã a saber se a rola realmente é dela.
Pelo que dizem a senhora não deve ter dinheiro para fazer o tratamento à rola. Se ela ma der vou responsabilizar-me por ela e à noite vou falar com os senhores da Associação Columbófila para me aconselharem.Por isso vou esperar pelo dia de amanhã que vai ser crucial em tomada de decisões no que diz respeito à "Princesa".
Vou tentar meter algumas fotos dela. a que virem da parte de cima é onde ela tem o ferimento por cima que até lhe falta penas. Que lhe terá acontecido? Ela não me diz. Penso: terá ido contra algum carro? Terá se desorientado no meio da chuva enquanto voava e ido contra algum arame de alguma vedação ficando assim ferida? Terá algum gato conseguido espetar-lhe as unhas pela parte de cima que além de lhe ter depenado lhe tenha também feito um golpe profundo que por vezes sangra quando se lhe faz o tratamento?
Pode ser que amanhã alguém me possa responder a essas questões!

Sem comentários:

Enviar um comentário