terça-feira, 15 de maio de 2012

Olá - Notícias

Tem-se passado alguns dias desde as últimas notícias.
Peço desculpa aos meus assíduos leitores, pois o tempo é curto e rapidamente passa. "Time is short".
Bem, a rolinha tem estado com mais vigor, então quando está assustada debate-se com um enorme vigor para se tentar livrar da mão que tenta segurá-la enquanto ela está deitadinha de papinho para o ar para se fazer o tratamento. Outras vezes podemos ir colocando devagar a mão debaixo dela para que ela suba para a nossa mão.
Este fim de semana foi tão ocupado que acabei por me desencontrar com a minha vizinha que ia fazer-lhe o tratamento. Eu sei que não tenho formação como médico veterinário ou "endireita de ossos", mas tinha que lhe mudar o penso que lhe liga a asa, dado que já tem uma semana.
tinha que ser, com jeito e dlicadamente tentei fazer-lhe o penso, tive que em certas fases segurá-la bem. Depois de cortar os adesivos e as ligaduras saírem limpei com soro fisiológico, deixei secar, coloquei Betadine para desinfetar e cicatrizar. Depois de secar, para isso deixei-a um pouco à vontade em cima da mesa. Depois chegou a hora de fazer o penso. Confesso que tive alguma dificuldade pois não estou habituado. Mas tive de ganhar coragem e para bem da rolinha tive de andar com o tratamento para a frente.
Além de lhe ligar a asa segui a sugestão da "tratadora" que tinha dito que era melhor ligar também o golpe que costuma abrir e deitar sqngue logo acima da asa. Geralmente essa ferida abre quando ela bate muito as asas e faz um enorme esforço para fugir de nós. Liguei então tudo. Fiquei com receio de apertar demais e isso fazer-lhe problemas de circulação sanguínea. Por outro lado fiquei com receio de não apertar o suficiente e a asinha não ficar com os ossos unidos e não colar bem. Fiz o meu melhor!
Espero que os resultados sejam favoráveis!
Um outra mudança que fiz foi deixá-la de fora da gaiola, ou seja como me dava pena a rolinha ficar dentro das grades, (e logo os pássaros que também amam a liberdade!), então, desencaixei a parte das grades e deixei apenas a base com os recepientes da água e da comida. Aranjei de forma a lhe deixar um poleiro com um pedaço de madeira redondo e polido.
Para ela andar à vontade na sala, fechei todas as portas por causa da cadela e do gato.
Ontem quando cheguei depois da escola, à noite, ela já estava escondida debaixo de um móvel toda aninhadinha para dormir.
Quero ver se hoje lhe faço o penso, pois da maneira como lhe fiz a asa teve de ficar um pouco aberta, o que não lhe deve dar jeito para saltar e voar quando precisa de mudar de poleiro.
De manhã antes de sair, dei-lhe mais comida e enchi o bebedouro de água, pois ela bebe bastante água.
Tirei fotos com ela no meu ombro, ontem, espero colocá-la aqui assim que possa.
Obrigado pela vossa presença visual e/ou cibernética.
Que o Criador de todas as criaturas vivas, existentes no céu, no mar e na terra vos abençoe.
Bom dia para vocês!

Sem comentários:

Enviar um comentário